Memórias de Verde, Silêncios de Azul

Poemas soltos, por Elsa Braz

segunda-feira, fevereiro 22, 2010

Como as árvores

7

Durante muito tempo fiquei ali, extasiada, observando aquela floresta.
Entre as àrvores que iam crescendo, as árvores já com troncos, enrugados, carcomidos pela força das intempéries,as grandes e frondosas árvores.
Fiquei ali. Bebendo o hino de louvor das folhas e dos ramos, o rodopiar do vento, o chilrear dos pássaros. Numa harmonia, um acalentar de ninhos, sonhos e memórias.
Sem ervas daninhas, atropelos de espaço, férteis na força das raízes,da seiva.
Uma grande floresta.
De repente, ao olhar o outro lado do caminho, dei conta de uma placa de madeira, com letras bem desenhadas, pintadas com tinta preta; letras ameaçadoras, veementes.
«- É PROÍBIDO DESPEJAR LIXO.»
Uma placa.Uma sentinela.
Então, entendi. Não era suficiente, cuidar as árvores. Era necessário preservá-las das agressões exteriores.
«- É Proíbido despejar lixo», que corrompa, adultere, viole, destrua, mate. A beleza, o sentido da vida, os valores da floresta.
À semelhança das árvores,pareceu-me também, ser necessário, urgente,perante os desatinos que, em todas as frentes, estão agredindo o mundo actual. colocar placas. «É PROÍBIDO VAZAR ENTULHO».
Nas famílias, nas instituições, na sociedade e...acima de tudo... nos governos, nas assembleias, nos centros de decisões, nos detentores da força e do poder.
Para impedir, anular, os vazadouros de entulho,que, camuflados de bem comum, segurança, protecção, valorização,justiça, progresso, continuem corrompendo o direito à vida, à justiça,verdade e dignidade. Transformando os sonhos, os ideais, as crenças.
É urgente. Reorganizar a família no amor, no casamento, nos filhos, no direito á vida, ao trabalho, à manutenção dos ideais. Reensinar aos jovens, ás crianças, o respeito, a hierarquia dos valores, o sabor das vitórias, as conquistas na solidariedade, na fraternidade.Dar aos mais velhos o lugar que lhes pertence, o carinho alargado aprendendo, imitando, os seus percursos.
É urgente. Deixar nas instistuições, nos dirigentes o voto da confiança.São os dirigentes. Mas,precisamente por isso, não permitir, o proliferar de «lixos».

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial